Afinal, o que é moda?

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Diz o dicionário que Moda é:

"Uso, hábito ou estilo geralmente aceito, variável no tempo e resultante de determinado gosto, idéia, capricho, e das influências do meio."

Traduzindo:

A Moda é a representação, através da roupa, de todo um contexto histórico, social e econômico que se está vivendo. Ela é como um reflexo do comportamento da sociedade em geral. Por isso ela é também passageira, já que esse contexto está sempre mudando.

E por mais que uma pessoa não goste de moda, não acompanhe a moda, não se interesse por moda... ela segue a Moda! Consciente ou inconscientemente todos seguem a moda de alguma forma... Pense da seguinte maneira:

Homem - Você sairia na rua, ou mesmo iria a a uma festa, usando calça boca-de sino, camisa com brilho e sapato plataforma, como se usava nos anos setenta? Dificilmente... E por que? Porque não está na moda... Naquela época você faria o maior sucesso usando esta roupa, porque era "moderna"... mas hoje, provavelmente te chamariam no mínimo de ridículo...

Mulher - continuando nos Anos 70, Você usaria por exemplo aquelas meias coloridas com sandálias à la Dancing Days, que foram febre na época? Provavelmente não...

Enfim, o que quero dizer é que a Moda afeta a todos, de uma forma ou de outra...

E para encerrar, algumas citações de diversas pessoas sobre moda:

"Tão ridículo é fugir da moda como enfrentá-la." (Jean de La Bruyère)

"Em matéria de moda, são os loucos que ditam a lei aos sensatos, as cortesãs que a impõem às mulheres honestas, e o melhor que temos a fazer é respeitá-la." (Denis Diderot)

"Elegância é bom gosto mais uma pitada de ousadia." (Carmel Snow)

" Toda a moda é criada para ficar fora de moda." (Coco Chanel)

0 comentários:

Postar um comentário